domingo, 16 de janeiro de 2011

OPINIÃO - “A COR ROSA MACHO"


Outro dia estava exercendo meu velho hábito de visitar bancas de jornal e revistas, quando chega um menino de uns 4 anos, por aí... E devidamente acompanhado de sua irmã mais velha (uns 11 ou 12 anos) e até aí eu estava entretido olhando as capas que mais me atraíam. Depois de um tempo, a irmã, já impaciente, perguntou pro pirralho: “- Já escolheu?” e o menino disse cheio de certeza “- já!”, então pegou a revista e mostrou a ela. Era uma revista bem colorida e predominando o rosa e por isso veio a resposta rápida da irmã cheia de sabedoria, “- Não! Essa é de menina!”, disse categórica.

Fiquei com pena do pobre pirralho, que do alto de seus longos anos de vida ainda não sabia que o rosa havia sido criado pela natureza para ser uma cor exclusiva das mulheres. Ele que só tinha achado aquele objeto atraente, de cores fortes, brilhantes e por isso tão sedutor, mesmo que de rosa predominante e exclusivamente feminino, mal sabia que havia cometido um erro fatal... Gostar de rosa!

Coitado, provavelmente acabara de cometer seu primeiro pecado mortal e aprender a dura lição de que a sociedade determina o que é certo ou errado e até se temos ou não a opção a uma escolha específica, enfim... Pobre pirralho.

Eu gosto muito de todas as cores (incluindo o rosa) e tenho preferência por uma ou outra dependendo do meu estado de humor, mas se me perguntar qual é minha cor preferida, não saberei como responder.

Mas já que estamos falando do rosa devo citar dois de meus personagens preferidos que são a Pantera Cor-de-Rosa (que o nome já denuncia sua cor) e o Barbapapa, ambos os personagens são masculinos e de cor rosa. Tem ainda o Leão da Montanha e outros rosados que não abrem mão de sua masculinidade.

Infelizmente muitas pessoas, incluindo a tal irmã, ainda desconhecem tais fatos... Pobre pirralho!

Se essa discriminação aos machos pró-rosa continuar, teremos que reivindicar um sistema de cotas... Aí vão dizer que isso é coisa de veado!


Um comentário: